Home Dicas Como lidar com os desafios da gestão de uma empresa familiar

Como lidar com os desafios da gestão de uma empresa familiar

equipe-reunida-em-torno-da-gestora
3 minutos lido
Comentários desativados em Como lidar com os desafios da gestão de uma empresa familiar

As empresas familiares têm uma posição de destaque no Brasil, pois são numerosas, principalmente entre negócios de pequeno e médio porte. Contudo, é fato que os desafios da gestão de uma empresa familiar fazem com que esse modelo de negócio carregue uma fama pouco agradável: a de ser mal organizado e administrado. Porém, essa “fama” se baseia na quantidade de negócios familiares que funcionam sem profissionalização.

Diante disso, dedicamos este artigo para falar sobre os desafios da gestão de uma empresa familiar e te ajudar a transformar tais desafios em oportunidades.

Quais são os principais desafios da gestão de uma empresa familiar?

É verdade que cada empresa apresenta seus desafios particulares. Entretanto, conforme o modelo empresarial, sempre existem aqueles que são recorrentes. No caso dos desafios da gestão de uma empresa familiar, podemos listar dentre os principais:

  • Disputas de poder entre os membros que trabalham na empresa e os que não participam de seu cotidiano;
  • Incompatibilidade entre as competências individuais e funções exercidas pelos membros da família no negócio;
  • Conflito com atuantes na empresa que não são membros da família;
  • Divergências no que se refere a assuntos financeiros relacionados ao negócio;
  • Dificuldade de planejar e definir a sucessão.

Considerando estes e outros desafios da gestão da empresa familiar, vamos oferecer algumas dicas para lidar com eles da melhor maneira.

1. Qualificação dos membros da família atuantes na empresa

Uma das formas de vencer as principais dificuldades relacionadas a uma empresa familiar é qualificar os membros atuantes no negócio. Além da capacitação pertinente à função e ao empreendedorismo de modo geral, é interessante procurar perceber os membros que melhor se encaixam nas funções e realocá-los.

Dessa maneira, a empresa funcionará melhor e se as razões dessas definições ficarem explícitas, evita-se conflitos desnecessários. Assim, deve-se pensar na qualificação como uma medida a ser tomada desde o ingresso do herdeiro no negócio à sua continuidade.

2. Descentralização das decisões

É comum que nas empresas familiares as decisões administrativas fiquem centradas no fundador ou figura semelhante. Contudo, esse modo de gerir o empreendimento precisa ser evitado. Assim, o ideal é criar uma estratégia em que as decisões sejam discutidas, partilhadas e pautadas em conhecimentos sólidos relacionados à gestão empresarial. A partir disso, nenhuma medida será aleatória, mas profissional, contribuindo para a otimização do negócio.

3. Estabelecimento de diretrizes administrativas

Lidar com os desafios da gestão de uma empresa familiar se tornará mais simples se houver diretrizes administrativas bem estabelecidas. Elas deverão constar no plano de negócios da empresa e serem de conhecimento de todos os seus membros e colaboradores.

Diante disso, todas as decisões e ações terão base em documentos e estratégias. Essa medida irá reduzir conflitos que surgem diante de situações nas quais o direcionamento da empresa não está explícito.

Para além dessas sugestões, existem outras providências que poderão auxiliar nos desafios da gestão de uma empresa familiar. O planejamento sucessório é um exemplo, nele deverá considerar a competência e preparação dos herdeiros para a futura direção da empresa.

Ao colocar em prática essas dicas você conseguirá reduzir os desafios da gestão de uma empresa familiar. Existe algum outro ponto que é problemático em seu empreendimento? Compartilhe conosco nos comentários!

Comentários estão fechados